quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Resenha: As Aventuras de Pi

"Uma história capaz de nos fazer acreditar na força primordial da ficção e de seus criadores, e na originalidade de contadores de histórias como Martel"
- Los Angeles Times
 
      I- Resenha:
           Apaixonante! O livro mais emocionante que eu já li em toda a minha vida! Muito bom, Martel escreve de uma maneira diferente, nada original. Tem horas que quase nos matamos de tanto rir, outras que quase nos desidratamos de tanto chorar e algumas que quase vomitamos de tanto nojo. Como não se apaixonar por Richard Parker? Tenho que admitir que quando o narrador mencionou o prusten eu fiquei tão anciosa para ouvi-lo que imaginei quinhentos barulhos diferentes para ver qual se encaixava melhor. Fiquei muito emocionada com a maneira que o tigre demonstra seu amor pelo Pi. E fiquei muito triste quando soube que a família não sobreviveu. Um bote tão pequeno, mas com aventuras tão emocionantes. Pi é um menino muito diferente, não é nada igual aos adolescentes de hoje em dia. Ele não fica no video game o dia inteiro, não tem facebook... Nada disso! Ele gosta de ler e é super religioso. Fiquei até assustada com a quantidade de coisas que tinha naquele bote. Fiquei sem palavras para descrever esse livro, muito bom!
            Pi é um adolescente completamente diferente dos outros, como eu disse antes. Ele é hindu, cristão e muçulmano. A família dele diz que ele só deve ter uma religião, mas ele continuou com as três mesmo assim. O pai é dono de um zoológico na Índia, onde Pi vivenciou a sua infância. Quando ele tinha 16 anos os pais resolveram se mudar para o Canadá. Como não podiam levar animais no avião, eles foram de barco. Mas, no meio um caminho, um imprevisto fez o navio afundar. Pi consegue um bote salva-vidas, onde já estava lá uma hiena. Ele consegue salvar uma zebra, um orangotango e um tigre. Para vocês que acham que hienas são animais mansinhos que não apontam nenhum perigo, podem mudar de opinião agora! Para a informação de vocês que pensavam isso, ela matou e engoliu a zebra e o orangotango, e depois foi morta pelo tigre. Imagina a aflição do garoto de estar dividindo um bote com um tigre? Pi não deixou ser levado pela morte, fez uma balsa para salvar sua vida. Vou parar por aqui porque estou com fama de spoiler hahaha :)
     
      II- Dados do Livro
  •  Título: As Aventuras de Pi
  •  Autor: Yann Martel
  •  Editora: Nova Fronteira
  •  Ano de Publicação: 2012
  •  Número de Páginas: 371
      III- Sinopse
            A vida é capaz de pregar cada peça...! Tomemos o exemplo de Piscine Molitor Patel, também conhecido como Pi (sim, isso mesmo, igual a 3,14). Um menino indiano de dezesseis anos, filho do dono de um zoológico, vegetariano e... bom... hindu, cristão e muçulmano. Muito bem; pois esse jovenzinho absolutamente normal será lançado numa das maiores aventuras já idealizadas pelo homem moderno, uma luta pela sobrevivência em meio à natureza selvagem e imprevisível do Pacífico. É uma história e tanto, não é?
            Em As Aventuras de Pi, premiado romance de Yann Martel, somos apresentados a esse cativante personagem que subitamente perde tudo - os sonhos, a família, um futuro - após o naufrágio de seu navio. "E o que ele ganha em troca?", você poderia perguntar, mal se contendo de curiosidade. Pois tudo que lhe resta são um vasto oceano, um bote e uma tripulação de sobreviventes composta de uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre-de-bengala, animais de um antigo zoológico. Animais selvagens, ferozes e letais, diga-se de passagem.
            "E como poderia um menino indiano, de dezesseis anos, um jovenzinho absolutamente normal, sobreviver em alto-mar ao lado de tão perigosas companhias?" , insistiria você. Essa é mesmo uma excelente pergunta - respondida a cada página com tal força e impetuosidade que não demoramos a descobrir por que esse livro arranca urros e aplausos no mundo todo.
 
Amar esse livro? Sim ou claro? Vocês decidem :)
Equipe MLMC
 
 

Um comentário:

  1. Mais um livro que ganhou um adaptação pro cinemas e fiquei sabendo só do filme. Preciso me informar melhor, rs. O filme vocês pretendem fazer uma resenha também? Ou só os Oscars ganhos pelo filme correspondem a grandiosidade dele também? Excelente resenha, me fez ter vontade de comprar o livro. Bj

    ResponderExcluir